Linha Editorial

Fundada em 2021, a Revista Minerva Universitária é dedicada primeiramente a todos os estudantes da Universidade de Lisboa. Propõe-se a receber as suas produções de artigos, com conteúdo maioritariamente ensaístico, podendo ser submetidas em forma de ensaio, de crónica, de crítica literária/cinematográfica/etc. Podem também submeter-nos esboços, projectos, ou apenas ideias para artigos: nós ajudaremos a desenvolvê-las.

Esta não é tanto uma revista dos estudantes como uma revista para os estudantes. Somos independentes da reitoria, das direcções das faculdades e das associações de estudantes. Todas as submissões são sujeitas a um exigente trabalho de revisão e de edição em modo colaborativo, numa negociação entre o autor e o editor/revisor. Reforçamos assim a sua qualidade.

Os estudantes podem escrever-nos sobre os temas que estão a trabalhar nas suas áreas de estudo, sob um ponto de vista crítico e de forma legível para o grande público, ou sobre os tópicos em geral que bem entenderem. O nível de qualidade pelo qual nos regemos insere-se algures entre a revista académica informal e a revista científica, pretendendo ser uma ponte entre estes dois mundos. Privilegiamos que esta publicação possa ser lida pelo público em geral.

Nascida de um anterior projecto, na Faculdade de Letras, a Revista Minerva Universitária encontra-se, nesta encarnação, democraticamente expandida de modo a abranger todos os estudantes da Universidade. Tem, mesmo assim, nas humanidades, nas artes e nas letras, a sua casa — partindo da ideia de que é nas humanidades que se pode fazer uma síntese de todos os saberes, acessível a toda a gente, numa linguagem natural e comum.

A estrutura da revista alberga uma direcção com entre três a dez elementos e uma redacção de colaboradores de número variável. É financiada por capitais privados e pela boa vontade e boa fé dos seus directores e colaboradores. Qualquer pessoa interessada em colaborar connosco mais proximamente poderá também contactar-nos.