Erótica tentacular, Beatriz Vivaldo Santos

Texto de Beatriz Vivaldo Santos.

No âmbito daquilo que é a variedade de géneros de hentai, ou pornografia animada maioritariamente de origem oriental, podemos encontrar a Tentacle Porn, pornografia esta em que  mulheres ou homens representados são penetrados por tentáculos, muitas vezes com forma fálica, robóticos, de “carne e osso” ou até feitos de slime/gosma. Neste texto irei fazer um breve apanhado da origem e história daquilo que denominamos como Tentacle Porn, juntamente com uma análise daquilo que é o seu principal conteúdo, a Tentacle Rape ou Shokushu Goukan em japonês.

As interações de cariz sexual entre polvo e mulher eram já um tema utilizado desde o séc.XII no Japão, popularizado através de pequenas figuras esculpidas ou netsuke. Mas foi no período Edo que nasceu uma das mais famosas obras de arte deste cruzamento de espécies. Tako to Ama (Pintura de abertura numa coletânea de três volumes intitulada Kinoe no komatsu, de 1814), ou “O Sonho da Mulher do Pescador” como é mais comumente conhecida,de Katsushika Hokusai, é uma obra shunga produzida no estilo ukiyo-e (arte cujos temas se focam em “retratos do mundo flutuante”, utilizando elementos sobrenaturais e retratando criaturas de natureza grotesca), ou seja, uma xilogravura erótica estampada ao modo japonês, na qual é representado o encontro amoroso à beira-mar entre uma caçadora de pérolas e dois polvos, um a praticar cunilingus e outro a beijá-la enquanto lhe acaricia o seio esquerdo. Devido à forte censura implementada pelo governo japonês dessa altura, que proibia a comercialização de imagens e manga (nome genérico dado à banda desenhada japonesa) com cenas de sexo explícito, muitos artistas optaram pela substituição dos homens por figuras antropomórficas repletas de tentáculos com forma fálica de modo a contornar a lei, uma tática inicialmente implementada pelo mangaka Toshio Maeda, cujos manga popularizaram o género de Tentacle Rape.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, intensificaram-se as trocas culturais entre Japão e EUA, que juntamente com a chegada da internet, levaram a que não só a obra de Hokusai, mas também o polvo como ameaça se propagassem pelo Ocidente. A própria capacidade do polvo de se poder aventurar terra adentro e, por isso, de poder transgredir as fronteiras entre o mundo marítimo e o nosso, propiciou a que se inspirassem nele para a criação de monstros tentaculares que, provenientes das profundidades do oceano ou até dos recantos mais sombrios do nosso psique, nos invadissem não só o espaço físico, como também o nosso corpo. Filmes como Wicked City (1987) de Kawajiri e anime como Urotsukidoji (1987–1994), Demon Beast Invasion (1990–1994), e La Blue Girl (1992–1993) de Toshio Maeda, viram o alcance dos seus tentáculos aumentar através da internet, inspirando a criação de diversos vídeos de animação para adultos com cenas de tentacular porn. O género Tentacle Rape popularizou-se ainda mais através de memes e referências irónicas de séries como Family Guy e Futurama.

Deste modo e apesar de o encontro de Tako to Ama ser obviamente consensual, facto comprovado não só pela expressão da mulher como pelo texto escrito atrás das figuras, a obra de Hokusai inspirou um género de porno apelativo ao desejo masculino de controlo total do corpo feminino, caracterizando muitas vezes mulheres passivas e frágeis ou heroínas inicialmente poderosas mas cuja força não consegue fazer face aos poderosos tentáculos que as “devoram” e que, pouco a pouco, as transformam em escravas sexuais, cujos corpos ocos de vontade própria anseiam apenas pelo prazer que sentiram depois da inicial dor da violação, causada pela sua resistência, ter passado. Por vezes esta conversão da mulher ao prazer tentacular é impedida pela intervenção de um salvador do sexo masculino. E é assim que na maior parte dos exemplos de Tentacle Porn se perpetuam muitos dos ideais e preconceitos impostos pelo sistema patriarcal, que procuram a normalização da cultura da violação e a objetificação do corpo feminino. 

Nos últimos tempos, os temas da Tentacle Porn têm-se alterado e diversificado, com o alastrar da fama mundial do género yaoi, levando a que as mesas se invertam e seja o corpo masculino que é invadido, como também pelo potencial progressista que a Tentacle Porn tem como meio de libertação das normas cis-hetero no que toca à exploração não-heteronormativa da identidade de género e de diferentes sexualidades. É-nos também cada vez mais possível encontrar exemplos de Tentacle Porn consensual e que se foque no prazer não penetrativo sentido pela mulher, havendo até já subreddits dedicados à partilha exclusiva deste tipo de porno e arte erótica. A versatilidade do polvo e, consequentemente, dos monstros e aliens por ele inspirados é somente limitada pela nossa imaginação e muita evolução ainda podemos esperar deste género de pornografia e arte erótica que nos leva para lá dos limites da nossa humanidade.

Leiam mais sobre o assunto aqui, aqui e aqui.

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